curioso(s)online

sexta-feira, março 03, 2006

Herança: Quando não é boa, só poderá ser muito má…

Um ideal comum a toda a humanidade é o sentido de legado, todos pensamos em deixar algo melhor aos nossos filhos do que aquilo que nos foi deixado…Com base nisso, muitos dos avanços tecnológicos foram feitos tendo como principal aliado o pensamento no bem futuro…Mas nem todos se enquadram como um bem maior efectivo. Prova disso é o caso das centrais nucleares, que tiveram como argumento defensor a criação de energia com vista a reduzir a poluição e evitar o efeito estufa. Uma ardilosa argumentação para esconder os verdadeiros interesses das centrais nucleares…Os maiores interesses são militares e não civis, pois a quantidade de energia eléctrica gerada por uma central nuclear facilmente poderá ser ultrapassada em larga escala por fontes de energias “verdes”, ou seja ecológicas e renováveis. Os defensores da energia nuclear acharão milhares de formas de “provarem” os benefícios da mesma, bem como os que são contra terão as mesmas formas de contestarem.

O que sabemos é que existem centrais nucleares há cerca de 50 anos, mas até hoje ainda não foi descoberta uma única forma de armazenar (eliminar seria demasiado utópico) os resíduos nucleares. Existe um empenho global em desenvolver técnicas e pseudo centrais mais evoluídas e seguras, mas em nenhuma parte do mundo se conseguiu desenvolver um único método para eliminação segura dos resíduos altamente radioactivos produzidos pelas centrais nucleares.

Esta exploração de energia nuclear, que só existe há cerca de 50 anos, deixa-nos um legado pesado, em forma de resíduos nucleares e é um legado de dimensões histórico-universais…

Só precisamos de ter um pouco mais de visão de futuro e por vezes isso só se obtém olhando para o passado. É na larga distância entre os dois que se consegue ver a efectiva evolução desejada…Aqui fica a frase de padrão simples para um maior entendimento daquilo com que lidamos.

Caso já tivessem existido centrais nucleares no período pré-histórico, ainda hoje estaríamos a vigiar os resíduos nucleares que teriam sido produzidos nessa altura.

É esta a herança que quer deixar?

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bravo! :)
Em rigor, todas as formas que utilizamos para gerar energia têm impactos negativos no ambiente ( as eólicas por exemplo, matam imensas aves... ) ; mas a opção nuclear é seguramente a mais suja, perigosa e dispendiosa de todas. Também em rigor se pode dizer que a energia mais limpa e mais barata é aquela que não consumimos. Imagina só: 10 milhões de TV´s em 'stand-by' das 0:00 às 10:00... Achas que dava 1 ou 2 'megawattzitos'?... :)

Ass.: Mano agitador anti-nuclear

03 março, 2006 10:48  
Blogger Politikos said...

Sim, sim, é verdade. E a conclusão faz-nos seriamente meditar... Mas é tb o que se passa - numa outra escala, é claro - com os aterros de resíduos sólidos, obviamente mais fáceis de controlar mas tb não elimináveis em absoluto...

03 março, 2006 18:11  

Enviar um comentário

<< Home