curioso(s)online

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Regresso aos 70's: NO NUCLEAR!

Fui chamada à atenção, por uma pessoa bastante preocupada, com uma alarvidade ontem proferida num telejornal da hora de almoço, por uma das figuras da nossa praça, tido com um grande investidor em Portugal, o Sr. Patrick Monteiro de Barros…

Parece que proferiu, embora não o saiba ipsis verbis, algo do género:

“ Uma central nuclear é segura, não há registo de mortes, na Europa, devido a acidentes com centrais nucleares…”

Sei que não sou uma sumidade em História e muito menos em Geografia, mas não foi na Ucrânia, parte da antiga União Soviética (se não estou em erro também fazem parte da Europa) que se deu chernobyl?! Que só no acidente, foram dadas imediatamente como mortas 36 pessoas?! Fora os danos colaterais que se arrastam ao longo dos anos, solos contaminados, mutações, má formações congénitas, tudo relacionado com esse acidente, sendo as suas consequências sentidas a largas distâncias do ponto de origem…

É triste que se esqueça das consequências quando se quer atingir um fim, esse senhor tenta mascarar o seu verdadeiro interesse ao demonstrar que uma energia destas só traria benefícios a Portugal, tentando delegar os contras para outro plano como se não existissem… Há noite ainda ouvi falar, um pouco, sobre uma possivel central nuclear em Portugal no Jornal da Sic, mas não prestei muito atenção, apenas ouvi de relance alguém também da nossa praça dizer(mais uma vez não será ipsis verbis):

“ Porquê que terá de ser Portugal, um País considerado pequeno para muitas coisas, a cobaia na cauda da Europa?”

Realmente, PORQUÊ??

Gostaria de ter uma central nuclear à sua porta de casa? Achará que se ela for feita no norte do país, havendo um problema você estará a salvo no sul?

Senhores Governantes, tino nessa cabeça em vez de números de ganhos que nunca chegarão a existir, e não esquecer, o povo tem algo a dizer… Não tarda ouviremos a mesma lenga lenga dos anos 70… NO NUCLEAR!!!!!!


Brevemente mais posts sobre o assunto e esclarecimentos cientificos...

2 Comments:

Blogger Politikos said...

Ah, uma cruzada anti-nuclear. Muito bem, muito bem. Não sou «fundamentalisticamente» contra mas tb não sou a favor. Gostava de conhecer bem os argumentos de ambas as partes. No entanto parece-me que a nossa dependência é mais dos combustíveis fósseis do que da electricidade, de onde o nuclear não resolve a dependência energética portuguesa, acrescendo perigo e insegurança. Além disso, com uma costa como a que temos e o vento que tb temos, porque não investir em projectos pioneiros nessas duas áreas... A aguardar nova argumentação... A minha posição não está fechada...
A tecnologia de Chernobyl já foi posta de parte, além disso a segurança e a manutenção das antigas centrais soviéticas foram muito descuradas... Já não se podem comparar as actuais centrais a essa...

24 fevereiro, 2006 22:49  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... » »

26 abril, 2007 15:16  

Enviar um comentário

<< Home